Torre de Observação, 2016

Torre de Observação foi uma instalação montada em um imóvel em vias de ser demolido, no bairro dos Jardins (São Paulo). Com 6m de altura, foi concebida para ser um local de observação de morcegos e aves – principalmente pombos, abundantes na região.

O objetivo é investigar aspectos biológicos, mas também políticos, considerando a localização do imóvel e os empreendimentos financeiros, comerciais e residenciais que o circundam. Este trabalho traz à tona a reflexão sobre a paisagem e a relação da natureza como agentes transformadores, atuantes na mesma. Os animais, desta forma, se apresentam como foco de resistência frente ao conceito de progresso capitalista, são o agente entrópico, que contribui para a desorganização do sistema hermético do concreto.

A instalação convida o público a observar o entorno e refletir sobre questões como a transformação do habitat natural para um habitat construído, imposto pelas necessidades humanas e a especulação imobiliária que determina o crescimento da cidade.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s