PROJETO ENQUANTO HOUVER CÉU, 2015

 

O projeto Enquanto Houver Céu tem como objetivo estimular a reflexão a respeito da verticalização das cidades e da conseqüente perda do contato cotidiano com a paisagem.

Os bairros Vila Anglo-Brasileira e Vila Ipojuca foram escolhidos como objeto central de pesquisa devido a seu valor histórico, cultural, sua posição geográfica e o processo urbano atual pelo qual passam. As construções de baixo custo e a topografia da região tornam a paisagem dos bairros bastante rica do ponto de vista urbanístico. Ambos foram formados por famílias de trabalhadores de baixa renda, muitos deles operários responsáveis pela construção dos bairros da City Lapa, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros e Vila Romana, alem de funcionários das diversas fábricas situadas antigamente na região da Baixa Lapa e Barra Funda. Apos a I Guerra Mundial, diversos loteamentos foram vendidos e muitos imigrantes, sobretudo europeus, começaram a popular a região. A diversidade cultural dos bairros se dá pela origem de seus habitantes, assim como pelas construções pitorescas, muitas vezes auto-gerenciadas por suas famílias.

O trabalho busca unir uma prática poética que por um lado propõem uma experiência de pausa, imaginação e respiro e, por outro, suscita a reflexão crítica sobre a forma com que as cidades são organizadas se transformam no tempo-espaço.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s