PRESENTES DO TEMPO-ESPAÇO, 2015

Em diversas cidades por onde habito, perpasso, percorro, observo as edificações com fascínio e atenção. A forma e os detalhes de suas fachadas, sua organização estrutural pulsam diante de meus olhos, como seres dotados de uma energia juvenil, ansiosos para compartilhar estórias, segredos de seu tempo. Tempo este que se mede desde sua não-existência, passando por sua pré-existência, concepção, construção, estado de ser no tempo-espaço, e quem sabe, sua pós-existência – ou seja, no momento em que deixarão de existir, dando lugar ao futuro.

Janelas, caixilhos, gradis, colunas, portas e toda a organização destes elementos constitui uma entidade – entidade casa, entidade prédio – imbuída de magia urbana, uma espécie de aura que se expande e espalha por diversos espaço-tempos, traçando linhas narrativas de uma espécie de código genético de cada espaço que lhes acolhe, abriga. As edificações são as cidades, as cidades são suas edificações.

A esta energia de concreto, pedra, aço, plástico e tantos outros materiais se soma a energia humana, aquela que forma o tecido humano, que dá a identidade cultural ao espaço. A circulação de pessoas, a habitação, a troca de energia e vivências nas ruas e edificações agrega ainda mais corpo a estes corpos-cubos, invólucros contentores de múltiplas existências.

Edifícios com particularidades idiossincráticas habitam cidades e são habitados, compõem a paisagem e revelam segredos, intenções à respeito do espaço público e privado.

Aqui, no Brasil, a miscigenação étnica transcende o âmbito social, humano, desdobrando-se na arquitetura, subindo pelas paredes dos edifícios, sobretudo os mais antigos.

Ao habitar e transitar por capitais como São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, me transporto como que numa projeção, a Bruxelas, Londres, Paris, Amsterdam… este fenômeno de subversão da realidade presente traz a magia que envolve o dialogo silencioso das paredes, aliado à vida pulsante que as circunda.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s